Editorial Com o número 5, a GeoINova pretende abrir pistas para a reflexão sobre esta trilogia "Serviços, Inovação e Território" que comanda cada vez mais a reestruturação da economia e dos territórios. Dos tradicionais serviços de apoio à produção, desenvolvidos internamente nas empresas do modelo fordista, à exteriorização e flexibilização destes e ao consumo massificado de serviços, vai um longo caminho, longo na lógica mas muito curto no tempo, pois a sociedade terciária, pós-industrial, é muito recente. A complexidade, o dinamismo e a função estratégica destas actividades
económicas fazem delas a força motriz das sociedades modernas; o uso das tecnologias
da informação e comunicação (TIC) permite-lhe a estandardização de tarefas, o tratamento e armazenamento de informação e a interacção rápida e eficiente
com os clientes.
Apresentação
Artigos: Inovação e competitividade do tecido económico português: o papel dos serviços prestados às empresas Taguspark: inovação , imagem e território Contributo para o desenvolvimento de um modelo de observação estatística dos serviços prestados às empresas Os serviços nas áreas rurais: inovação social e território Turismo no espaço rural em Portugal Geomarketing na óptica dos serviços de apo io ao investimento Logística urbana: conceito inovador na gestão dos fluxos de bens e serviços A Carta Educativa como instrumento de planeamento e gestão
Notas: Nota sobre a evolução recente da banca em Portugal
Espaço da Associação de Professores de Geografia: EUROGEO 2002 -
Ensinar Geografia numa Europa alargada
Espaço da Associação Portuguesa de Geógrafos
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