Editorial O número 9 da Revista GeoINova é dedicado ao “Ambiente e Mudanças Globais”, tema que pressupõe uma ligação intrínseca entre os sistemas naturais, a acção do homem e o desenvolvimento humano sustentável.
As Mudanças Globais e, em especial, o aquecimento global provocado pela emissão de gases de efeito-estufa são hoje um dos maiores paradigmas científicos e constituem uma problemática em que as explicações ainda envolvem muita incerteza. Constituem o grande desafio ambiental deste século e impõem a procura de soluções que vão no sentido da mitigação-redução das causas e da adaptação-diminuição dos aspectos negativos ligados aos efeitos.
A reconstituição dos climas do passado mostra que as mudanças climáticas são normais no comportamento do planeta Terra mas, desde o início da revolução industrial, a acção humana parece ter um peso cada vez mais importante. Há vários indícios dessas alterações, nomeadamente o aumento da temperatura média do planeta, da extensão das áreas desérticas, da concentração e intensidade da precipitação, da subida do nível do mar, acompanhando a diminuição dos glaciares e inundando ilhas e litorais, e a maior frequência de grandes incêndios florestais e de tempestades violentas, que levam à perda de colheitas, produtividade dos solos e biodiversidade.
Estamos assim numa fase de grandes desafios na procura do reequilíbrio dos sistemas naturais, pressionados pela tensão entre tempos naturais e tempos sociais. A segurança ambiental internacional tornou-se um imperativo que exige a estabilização da concentração de gases com efeito de estufa e a sua redução e a aposta nas energias alternativas aos combustíveis fósseis, na reciclagem dos produtos (de forma a reduzir a pressão sobre os recursos naturais) e nas actividades humanas direccionadas para o desenvolvimento sustentável. A capacidade de carga ambiental, a vulnerabilidade dos territórios, a exposição aos riscos naturais, a globalização da governância do sistema- Terra são agora questões centrais na pesquisa científica e nas preocupações das políticas públicas. Os gastos ambientais assumem, por isso, um peso cada vez maior nos orçamentos dos países desenvolvidos onde os instrumentos económicos vão incorporando, de forma progressiva, a componente ambiental. Estamos perante uma problemática que, pelo inquestionável interesse, actualidade e pertinência, justifica que lhe dediquemos este volume da nossa revista. Não temos a ambição de esgotar o tema mas queremos participar no debate fornecendo elementos para a reflexão. As grandes mudanças em curso na “Geografia Mundial” apelam a uma nova simbiose entre os sistemas naturais e sociais e a uma intervenção humana concertada no sentido da sustentabilidade, em todas as suas dimensões. É uma oportunidade para aprendermos a actuar de forma solidária e para reforçar o respeito pelo ambiente, a partir de cada cidadão e das comunidades locais, respeito que se deverá impor como um valor aos diferentes Estados e empresas, de forma a salvaguardar a qualidade de vida das gerações presentes e vindouras.
Maria Júlia FERREIRA
Ver mais...
Apresentação
José Eduardo VENTURA
Artigos:
Alterações climáticas: situação actual e cenários futuros
Filipe Duarte SANTOS
O espaço litoral e a sua vulnerabilidade
Ana Ramos PEREIRA
Incêndios Florestais, consequência e razão de ser de novas Mudanças Globais
Luciano LOURENÇO, Nuno Cunha LOPES
Ambiente, Desenvolvimento e Mudanças Globais
José Eduardo VENTURA
A desflorestação da Amazónia: do "inferno verde" ao "deserto vermelho"
Bruno MARQUES, Ricardo FERNANDES
Educação Ambiental em Tempo de Mudança
Ana FIRMINO
Gestão de Resíduos. O Contributo dos Sistemas de Informação Geográfica
Luísa PINHEIRO, Pedro DELGADO
Ambiente versus Turismo: caminhos de convergência
Jorge UMBELINO
Instrumentos Económicos de Gestão Ambiental. O caso Português
Isabel MENDES
Plano da bacia Hidrográfica da Lagoa das Sete Cidades (Açores). Compatibilidade entre sistema produtivo e ambiente
João PORTEIRO, Helena CALADO, Margarida PEREIRA
Gestão e manejo de unidades de conservação urbana na cidade do Rio de Janeiro - Brasil
Nadja Castilho da COSTA
Contribuições para o conhecimento dos processos erosivos em Cabo Verde
Fernando COSTA
Condicionantes ambientais no ordenamento do território
Margarida PEREIRA, José Eduardo VENTURA
Espaço da Associação de Professores de Geografia:
Projecto "Coastwatch" Um olhar crítico sobre o litoral. Uma proposta de educação no ambiente e para o ordenamento do território
Pedro DAMIÃO
Ficha técnica da revista
|